Translate

Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

A minha foto
Belmonte, Portugal
Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).

16/01/2009

O Modelo de avaliação de desempenho dos professores que defendemos

Para responder à questão que me foi colocada po PQ: "Que modelo de avaliação defendemos?" Vou deixar algumas respostas:

Defendemos um modelo de avaliação que:
- esteja orientado para a qualificação do serviço docente, como um dos caminhos a trilhar para a melhoria da qualidade da Educação, enquanto serviço público;
- não se destine, sobretudo, a institucionalizar uma cadeia hierárquica dentro das escolas e a dificultar ou, mesmo, impedir a progressão dos professores na sua carreira;
- não estabeleça quotas na avaliação e não crie categorias que, só por si, determinam que mais de 2/3 dos docentes não chegarão ao topo da carreira. Daí concluirmos que toda a orientação em que se enquadra o actual estatuto de carreira docente, que inclui o modelo de avaliação decretado pelo Ministério da Educação, seja exclusivamente economicista.
Assim, e tendo em conta a sua situação específica, os professores e educadores subscritores desta reiteração de suspensão de avaliação de desempenho docente reivindicam um processo de avaliação que permita:
- recentrar a atenção dos professores naquela que é a sua primeira e fundamental missão – ensinar;
- que os professores se preocupem prioritariamente com quem devem – os seus alunos;
- antecipar em alguns meses a negociação de um outro modelo de avaliação do desempenho docente, quando já estão em circulação outras propostas, radicalmente diferentes e surgidas do meio sindical.
Isabel Manso

Sem comentários: