Translate

Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

A minha foto
Belmonte, Portugal
Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).

13/05/2009

DEBATE "VAMOS REFLECTIR ABRIL - 35 ANOS"


O programa “ Vamos reflectir Abril” culminou com um DEBATE aberto a toda a comunidade educativa

O debate é uma actividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão. Foi neste quadro que o clube Civicria, responsável pela organização deste programa, promoveu esta actividade de carácter democrático para uma troca activa, em que se recebeu, ouvindo atentamente os outros, e em que se deu, exprimindo as nossas convicções sobre o tema em discussão. Além de permitir um aumento da informação, aprendeu-se também a tomar a palavra, a argumentar e a convencer.
O debate decorreu no refeitório da escola E.B. 2,3/S Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, posteriormente à declamação do poema "Eu sou português aqui" e aos "Cantares de Abril".



O ambiente estava quente, mal se cabia dentro do refeitório e os lugares sentados depressa se esgotaram.


A mesa do debate foi assumida voluntariamente pelos alunos: a Presidente da mesa – Telma Amaro, aluna do 10º Ano; a moderadora: Rita Cravo Grosso, aluna do 12º Ano e aluna do Clube Civicria; os secretários: Pedro Carrola (aluno do 8ºB) e Ricardo Dias (aluno do 6ºB)
e os observadores: João Miguel Aguilar e José Nuno (alunos do 8ºB); Flávio Miguel (aluno do 8ºC) e Nuno Valério (aluno do 8ºC e aluno do Clube Civicria).
A participação de Suas Excelências, o Sr. Presidente da Câmara de Belmonte e Presidentes da Junta de Freguesia de Belmonte e Colmeal da Torre no debate dedicado ao 25 de Abril, na EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral de Belmonte, foi um momento alto das Comemorações deste acontecimento histórico.
Durante mais ou menos uma hora, num esfuziante discurso, Sua Excelência, o Sr. Presidente da Câmara de Belmonte - Amândio Melo, falou-nos da sua vida remontando aos tempos que antecederam o 25 de Abril e posteriormente sobre os factos que conduziram ao 25 de Abril de 74, do descontentamento dos militares face à guerra em África, dos objectivos do golpe militar, contando-nos também, com algum pesar como teve que interromper os estudos para prestar serviço militar obrigatório.
Assinalando-se embora que os principais objectivos da revolução - a reconquista da liberdade, a instauração da democracia, e a descolonização - foram cumpridos, alguns participantes manifestaram a insatisfação face ao desenvolvimento do país e as dificuldades que o mesmo continua a atravessar.
Fazendo-se alusão ao inquérito junto dos jovens portugueses por ocasião do 25 de Abril, e conforme as declarações do Senhor Presidente da República, questionou-se igualmente a ignorância ou alheamento dos jovens face à política, atribuindo alguma culpabilidade a alguns políticos por não terem sido capazes de transmitir ou até dar o exemplo de boas práticas de civismo e de política democrática.
Apesar da finalidade do debate ser também a de informar os estudantes, da EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral, sobre a importância do 25 de Abril, acontecimento, que restituiu a liberdade ao povo português, depois de quase cinquenta anos de ditadura, a responsável pela organização do projecto (professora de Educação Visual e Tecnológica, Isabel Manso, tomou a palavra para dar os parabéns a todos, salientando que este permitira desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuíram para a formação de cidadãos conscientes, criativos e participativos numa sociedade democrática; criara oportunidades que promoveram a intervenção dos alunos na vida da escola, desenvolvendo a sua consciência democrática, através da sua participação organizada e activa em actividades de carácter democrático, potenciando o pensamento criativo e criatividade de todos os seus intervenientes.


Terminou-se o debate com os agradecimentos a todos, em geral, e em particular aos colaboradores e patrocinadores do programa.




E depois de distribuídas algumas lembranças, encerraram-se as actividades entoando-se a canção “ Uma gaivota voava, voava …” orientada pelo grupo de Cantares de Abril.


Belmonte, 23 de Abril de 2009

Isabel Manso

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Gostei muito deste dia! Principalmente quando foi a parte dos professores cantarem! Foi o momento mais giro, e o teatro de manhã! Mas a que dáva mais pa divertir foi sem dúvida a dos professores a cantarem!

Jokas

Anónimo disse...

Gostei deste dia, porque foi divertido, que seja da parte da manhã ou da tarde! Mas principalmente a parte em que os professores cantavam, foi a que deu mais graça! E temos que agradeçer também à professora Marta Raposo, pela ajuda que deu, é pena é que fique só este ano lectivo(que está quase a acabar)...

Jokas

Anónimo disse...

Parabéns pelo vosso trabalho, empenho e dedicação pelos vossos alunos, deixa-me muito orgulhosa. Vejo em vós que vale a pena trabalhar e lutar a favor dos jovens, pois eles serão os bons cidadãos no futuro. Eu aposto sempre e serei sempre do lado das criancas deste mundo que só há um......É muito bom eles terem o privilégio de conhecer o sentido de "Liberdade", "Tolerância", " Responsabilidade", "Civismo", etc., através do vosso ensino. Gostei muito do que escreves sobre o que te foi transmitido desde a tua infância em África. Eu também penso da mesma forma. Para mim não há discriminações.....O mundo é colorido e assim é que é! Beijinhos.....também do Emidio e André

Anónimo disse...

O programa foi muito interessante. Principalmente da parte da tarde! Gostámos especialmente de ver e ouvir os professores e alunas a cantarem as canções de Abril.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá professora! É muito engraçado termos uma professora como você!

Às vezes os alunos pensam que não sabem fazer nada, mas enganam-se pois fizeram muitos trabalhos de valor!

Beijinhos, anónimo

Professora Isabel Maria Peres Manso disse...

Agradeço, desde já, todos os comentários. Mas quem está realmente de parabéns, são mesmo os alunos, quer os que projectaram e realizaram os trabalhos de uma forma responsável e organizada, quer os que contribuiram com a sua presença, valorizando desta forma o trabalho que os outros fizeram!
Beijinhos
Prof. Isabel Manso

Anónimo disse...

Adorei tudo o que fiz durante este ano. O Civicria vez várias actividades todas elas foram boas embora, tenhamos aprendido muitas coisas foi boa esta última actividade da viagem ao Pavilhão do Conhecimento. Gostava de repetir, gostei imenso de andar com a stora e de visitar tudo. Não sei muito bem como o fiz, mas andei numa bicicleta divertida, foi giro! Não sei mais que escrever, só queria dizer muito obrigada stora, nunca me vou esquecer deste ano, obrigada...

Rita teixeira

Professora Isabel Maria Peres Manso disse...

Olá Rita! Eu também adorei passar o dia convosco. Aprendi muitas coisas novas, relembrei outras e diverti-me imenso. Trabalhar com uma turma de alunos como vós foi uma experiência fantástica e enriquecedora. Parabéns a todos pelo vosso empenho e dedicação.
Desejo-vos umas excelentes férias de verão. Beijinhos
Prof. Isabel Manso

Anónimo disse...

Adorei explorar este blog a fundo, já há muito tempo que andava para o fazer e foi agora mesmo.

Apesar de eu mesma já saber que é uma professora bastante criativa, dinâmica e original gostei bastante de ver os trabalhos realizados pelos alunos de Área de Projecto bem como o empenho que cada um dá, mas isto só se verifica quando há professores super simpáticos, amorosos e sorridentes, como a senhora.

Um grande beijinho e parabéns por todas as iniciativas que tem.

Joana