Translate

Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

A minha foto
Belmonte, Portugal
Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).

12/05/2009

Exposição – Uma das actividades democráticas do Programa ” Vamos reflectir Abril”


Foi através de trabalhos de pintura, origami, pirogravura, desenho, artesanato, fotografia, fotomontagem, textos e entevistas gravadas que os jovens da Escola EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral apresentaram as suas visões sobre um acontecimento que mudou o rumo da história deste país.

Acerca da Exposição
A exposição contém trabalhos realizados pelos alunos do Clube Civicria; alunos do 5º ano de escolaridade, turmas B e D e alunos do 8º e 9º anos. Teve lugar no Pavilhão 1, sala de EVT1. Os alunos foram acompanhados pelos respectivos professores de acordo com o cronograma previamente distribuído.
O Vereador da Cultura da Câmara de Belmonte, Sr Mário Tomaz, diz ser fundamental a promoção de iniciativas que permitam olhar e pensar Abril e que estimulam o espírito crítico e criativo dos jovens. Foi neste espírito que também se juntou a nós, participando com algum do seu rico espólio alusivo à temática.

Objectivos da exposição
Esta exposição tem como objectivos fomentar a cultura, através de elementos expositivos em conjugação com a arte e a tecnologia multimédia; promover a diversidade cultural, fomentando o gosto por vários tipos de expressões artísticas; incentivar o desenvolvimento, participação activa e promoção de eventos comemorativos históricos e pluridisciplinares; criar hábitos de fruição artística, estimulando o aparecimento de novos públicos; valorizar e dignificar o trabalho dos alunos, docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e comunidade envolvente.
Mostrar os homens, os cantores, os poetas, os publicitários e os políticos constituem-se também objectivos da exposição "Vamos Reflectir Abril – 35 Anos", levada a cabo no dia 23 de Abril na EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral, em Belmonte. Mais do que mostrar os autores de canções inesquecíveis às quais os seus nomes ficarão para sempre ligados - e sem menosprezar o lado muito importante da poesia, a exposição tem uma forte componente biográfica e uma dimensão mais abrangente, já que se pretende dar a conhecer alguns dos poetas, a forma como estiveram na vida, música, publicidade, na política, no seio da família e dos amigos. Na exposição, os visitantes foram confrontados com observações e ilustrações, painéis com diversos materiais, incluindo fotografias, documentos, de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Carlos Ary dos Santos, entre outros.

PARA SABERES MAIS SOBRE ESTE TEMA, CLICA AQUI, OU USA ESTE LINK:
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=otesouro
Prof. Isabel Manso
Fotografias da exposição alusiva ao programa " Vamos reflectir Abril" realizada na EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral de Belmonte















































As fotos são da autoria de Stefanie Lourenço, aluna do Clube Civicria/2009 e do professor Joaquim Santos (vice-presidente do Conselho Executivo da EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral)

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem, as fotos estão muito giras!!

Jokas

Anónimo disse...

Gostei muito do programa "Vamos reflectir Abril" realizado na nossa escola. O dia do 25 de Abril é uma data muito importante, que todos nós deveríamos recordar. Acho que o tema deveria ser sempre abordado e comemorado em todas as escolas.
Espero que continuem a abordar este tema. Contudo, considero que existem outros temas que também são do interesse dos alunos. Como por exemplo: a educação sexual, que quase nenhum professor ousa abordar nas aulas! Seria uma temática interessante para desenvolvermos num programa para o próximo ano lectivo!
Beijinhos.

Anónimo disse...

olá professora!!! eu acho o seu blog muito giro. . . tem todas as unidades que fizemos. Vê-se k a professora é querida porque concorda sempre com os alunos e esta sempre disposta a ajudar em que for preciso. . . espero pode-la ter no proximo ano lectivo e NAO SE ESQUEÇA DE CONTINUAR A POR NOVAS COISAS NO SEU BLOG. adorei-a ter como professora e espero k nao se vá embora porque faz aqui muita falta muitos beijinhos e muitos abraços fofinhos

jessica

Anónimo disse...

Boas férias. e Muito obrigado por tudo.. jessica