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Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

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Licenciada em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco;

Mestre em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior, com a defesa da dissertação "Formação Cívica e Criatividade";

Pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã,  em Covilhã e encontra-se atualmente destacada na Escola Básica  e Secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte.

  Faz parte da bolsa de formadores do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios:
A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE:
A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social
A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro
C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA:
C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica)

Fomenta uma aprendizagem alicerçada no aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros, onde se privilegiam metodologias que permitam o reconhecimento progressivo de si e do outro e a realização de projectos comuns. Acredita fortemente no trabalho em equipa porque, além de proporcionar a partilha de saberes, ideias, experiências e vivências, promove o desenvolver de competências democráticas, tais como: o exercício da responsabilidade, tolerância e solidariedade, conducentes ao bom desempenho cívico e produtivo e ao consequente desenvolver da formação integral da personalidade.

20/11/2011

PROJETO "PARABÉNS E MEMÓRIAS " HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO - AMADEU DE SOUSA CARDOSO 14/Nov/2011

A literacia em Artes é um dos domínios do Ensino Básico. Por isso, assume-se como uma das metas para final do 2º Ciclo que o aluno adquira uma linguagem específica através da observação e análise de formas visuais em diversos contextos. Neste caso, o recurso à vivência artística, através da observação e o contacto directo através da preparação e montagem de exposições mensais, permite aos alunos a produção de material didáctico-pedagógico como estratégia para aquisição de Competências Essenciais.
Nestas Competências Essenciais para o ensino básico sugere-se claramente a abordagem pedagógica de obras de arte, utilizando-se mesmo a expressão "diálogo com a obra de arte". Foi com base nestes pressupostos que tomámos esta iniciativa a que demos o nome "Memórias e Parabéns",  dinamizada pelos alunos do 6º2 Eduarda, Inês, Matilde e Nuno) sob a orientação da professora de EVT, no horário do turno da manhã do desdobramento de Ciências da Natureza.
 A comemoração mensal do aniversário de uma personalidade artística, de preferência nacional, destacando-se a sua vida e obra e, por sua vez, a sua colocação em local estratégico, nomeadamente, junto da fila diária que os alunos formam para aceder ao refeitório, constituem-se também como estratégias que visam contribuir para os objetivos contemplados nos projetos "LER COM TODOS OS SENTIDOS"  e "aLER+" da nossa escola.
  O propiciar hábitos de leitura continuada ao nossos jovens, contribui gradualmente, no nosso entender, para  o desenvolver da literacia em artes, apurando por sua vez, a sensibilidade estética e o respeito pela conservação e manutenção de espaços reservados a mostras ou quaisquer outros eventos culturais.

Professora Isabel Manso

 
Apesar do pintor Amadeu de Sousa Cardoso já não estar entre nós, a sua obra permanece viva no passar do tempo.





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