Translate

Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

A minha foto
Belmonte, Portugal
Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).

28/06/2009

VISITA DE ESTUDO AO PAVILHÃO DA CIÊNCIA-VIVA OU DO CONHECIMENTO no Parque das Nações - LISBOA


Sábado, dia 27 de Junho, realizou-se uma visita de estudo, com os alunos do 9º Ano (turmas A e C) e do Clube Civicria, ao Pavilhão do Conhecimento ou da "Ciência Viva", situado no Parque das Nações em Lisboa. O principal objectivo desta visita foi o de premiar os alunos pelo seu bom comportamento nas diversas actividades escolares.
Considerámos que este é um local privilegiado para que os alunos possam usufruir de uma experiência singular e talvez inesquecível. Constituíram-se, também objectivos desta visita, aprender de forma lúdica e pedagógica, lançar questões e desafios, encontrar explicações, e acima de tudo descobrir o prazer de compreender a ciência de uma forma real. Para que tudo isto se tornasse possível foi imprescindível tocar, sentir, explorar, sozinho ou com os colegas/professores/auxiliar da acção educativa, e entrar na aventura da descoberta. O início do caminho que conduz ao conhecimento. Aqui cada um de nós teve um papel activo no seu próprio processo de aprendizagem contínua.
Para além do aspecto lúdico mais imediato e da curiosidade que foi despertada para novas aprendizagens, as experiências vividas podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades ou intuições, sobre as quais poderão vir a assentar futuros conhecimentos.
Proporcionar aos alunos momentos gratificantes, intensos, enriquecedores, por vezes até mesmo responsáveis por alterarem uma vida futura, foi também nosso objectivo. Pensamos que esta nossa visita ajudou a consolidar a nossa autonomia e a confiança nas nossas próprias capacidades para compreender e aprender.
A presença de cada um de nós foi muito importante para que tudo isto se tornasse realidade.
Em nome do Clube Civicria quero agradecer à senhora professora Ivone por nos ter integrado nesta visita, juntamente com os seus alunos do 9º ano, assim como, à senhora professora Angelina e à auxiliar da acção educativa, senhora Dona Graça, por terem aceitado o convite para nos acompanharem. E quero, também, deixar aqui registados os meus parabéns a todos os alunos pelo bom comportamento que tiveram e pela alegria e entusiasmo que nos proporcionaram, durante toda a visita.
O meu Bem-hajam a todos os participantes.
Prof. Isabel Manso

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
cliquem, por favor, aqui: http://www.pavconhecimento.pt/escolas_grupos/

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva é um museu interactivo de ciência e tecnologia que visa tornar a Ciência mais acessível para todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação.
O Pavilhão de Conhecimento – Ciência Viva é um museu interactivo de ciência e tecnologia. Aberto ao público desde 25 de Julho de 1999, é parte integrante da Rede de Centros Ciência Viva , sendo o pólo dinamizador e centro de recursos dessa mesma rede.
O seu principal objectivo é o estímulo do conhecimento científico e a difusão da cultura científica e tecnológica entre os cidadãos. As exposições e as actividades propostas permitem ao visitante, através de módulos interactivos, explorar muitos e variados temas de uma forma activa, descontraída e lúdica.
Além das grandes exposições temáticas, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva promove ainda diversas acções de divulgação científica e outras iniciativas de carácter educativo.
O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva recebeu os seguintes prémios:
2000 - Prémio da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, por ser a primeira instituição do género a estabelecer um bilhete família sem limite para o numero de filhos. http://www.apfn.com.pt%20/
2001 - Prémio de Homenagem da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, pelos seus esforços contínuos em tornar o espaço e os seus serviços cada vez mais acessíveis para todos e por ter monitores especializados para o apoio aos visitantes com necessidades especiais. http://www.spem.org/
ATENÇÃO: Normas de participação no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, aqui: http://www.pavconhecimento.pt/escolas_grupos/prep_visita/normas.asp

2 comentários:

Anónimo disse...

A experiência da visita ao Pavilhão do Conhecimento foi fantástica, pudemos sentir a experiência de andar na lua, deitar-mo-nos numa cama de pregos, e andarmos pelo fio forte com uma bicicleta, e vermos as nossas sombras! Isso foi fantástico!!!!

Eu adorei tudo, mas a parte de me sentar nas cadeiras enormes e a mesa enorme, um pouco mais minorca...

Cumprimentos do aluno do civicria, para os meus colegas do Clube e para as professoras que nos ajudaram muito, a professora Isabel Manso e a professora Angelina Infante!!!

Anónimo disse...

A visita ao Pavilhão do Conhecimento foi fantástica, pudemos ver como certas coisas funcionam. Experiências únicas. Foi um dia diferente. Muito bem passado na companhia de alguns colegas, três excelentes professoras e uma auxiliar da acção educativa.
Beijinhos de uma aluna do Clube Civicria para todos os elementos do clube e respectivas professoras Isabel Manso e Angelina Infante.

Micaela