Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte.
Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).
TRATA-SE DE UMA AÇÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA O PERFIL DO ALUNO
ORGANIZADA NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
INTERDISCIPLINARIDADE:
EDUCAÇÃO VISUAL/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA/INGLÊS/CLUBE DE ARTES
ANOS/TURMAS INTERVENIENTES
6ºB
Clube de Artes
DOMÍNIO
TÉCNICA Educação Visual 6
1º PERÍODO
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
·COMPREENDER CARATERÍSTICAS E QUALIDADES DA COR
·RECONHECER A SIMBOLOGIA E O SIGNIFICADO DA COR
·CONHECER E DOMINAR A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
PRÁTICO
DOMÍNIOS
TÉCNICA Educação Tecnológica 6
1º PERÍODO
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
·CRIAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS ATRAVÉS DA
REUTILIZAÇÃO OU RECICLAGEM DE MATERIAIS, TENDO EM ATENÇÃO A SUSTENTABILIDADE
AMBIENTAL
·UTILIZAR AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE TRANSFORMAÇÃO
DOS MATERIAIS USADOS (UNIÃO, SEPARAÇÃO-CORTE, ASSEMBLAGEM, CONFORMAÇÃO),
IDENTIFICANDO OS UTENSÍLIOS E AS FERRAMENTAS NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS.
Clube de Artes - 1º PERÍODO
·APRENDIZAGENS
ESSENCIAIS
·RECONHECER AS ESPECIFICIDADES E AS
INTENCIONALIDADES DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;
·EXPERIMENTAR PROCESSOS PRÓPRIOS DAS DIFERENTES
FORMAS DE ARTE;
·VALORIZAR O PAPEL DAS VÁRIAS FORMAS DE EXPRESSÃO
ARTÍSTICA E DO PATRIMÓNIO MATERIAL E IMATERIAL NA VIDA E NA CULTURA DAS
COMUNIDADES.
ORIGEM/ENQUADRAMENTO/FINALIDADE/OBJECTIVOS DO BLOG
ENQUADRAMENTO:
O projeto "CIVICRIA” surgiu no ano letivo 2008/09 em contexto escolar na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, aberto a toda a comunidade educativa envolvente. Engloba competências da área de Estética e Sensibilidade Artísticas, que por sua vez, contemplam técnicas, que envolvem saberes, apropriação e domínio de materiais e suportes. Nestes domínios articulam-se os processos artísticos e tecnológicos com as circunstâncias culturais, designadamente históricas, sociais e políticas. As aprendizagens que decorrem destes domínios presumem ser utilizadas pelos alunos em diferentes contextos, em ações práticas e experimentais e em projetos de trabalho (turma, escola, comunidade), individuais ou coletivos, podendo integrar transversalmente conteúdos de várias disciplinas desenvolvidos em ambientes físicos e digitais, quer em ambientes formais quer não formais, passíveis de serem enquadradas no PEA/PAA do nosso Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral.
FINALIDADE:
Destina-se a toda a comunidade escolar que por motivos didáticos-pedagógicos ou pessoais pretendam dotar-se de “ferramentas educativas”, úteis/divertidas, passíveis de aplicar a situações do dia-a-dia.
OBJETIVOS GERAIS:
Promover o desenvolver de competências democráticas, tais como: o exercício da responsabilidade, tolerância e solidariedade, conducentes ao bom desempenho cívico e produtivo e consequente desenvolver da formação integral da personalidade.
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