Translate

Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

A minha foto
Belmonte, Portugal
Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).

27/03/2021

PROJETO eTwinning "CLIMATE CHANGE: when does spring ?

 PROJETO ETWINNING - ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: quando chega a primavera?

Acerca do projeto

As alterações climáticas comprometem a nossa estabilidade social e económica, é talvez, um dos maiores desafios da humanidade nos próximos tempos. Mesmo em áreas geográficas pequenas (por exemplo o nosso país) é possível assistir aos efeitos das alterações climáticas: no norte ocorrem inundações e nevões e no sul as pessoas podem ir à praia! Desta forma pretende-se averiguar se as alterações climáticas estão a ter algum impacto na chegada da Primavera em zonas geográficas diferentes no nosso país. Por outro lado, e porque dados apontam que os jovens têm cada vez menos experiências ao ar livre, pretende-se desafiar os nossos alunos a monitorizar fotograficamente o desenvolvimento de árvores (sugestão: medronheiro e cerejeira…) ao longo de 3 meses e perceber se a Primavera chega a todos os locais ao mesmo tempo e refletir sobre as consequências desse fenómeno.


PROCESSO DE TRABALHO

1. Apresentação dos alunos;
2. Criação de um logótipo do projeto;
3. Pesquisa sobre as árvores a fotografar;
4. Criação de uma ficha de identificação das árvores a monitorizar, com as principais características;
5. Criação de um produto comum (por exemplo, e-book, flash show, ...), em constante desenvolvimento, onde se identifique, por tipologias de árvores, as várias escolas que as vão fotografar;
6. Constituição de grupos de trabalho para as árvores em questão;
7. Fotografar as árvores selecionadas em várias fases do seu desenvolvimento;
8. Entender se as mesmas espécies iniciam o seu desenvolvimento ao mesmo tempo (primavera);
9. Promover um
webinar/encontro online com os alunos onde possam apresentar as suas fotos;
10. Conclusão do produto comum de compilação das fotos e conclusões inferidas comum e que será de interesse nacional, que será partilhado com algumas organizações ambientais.


          2.1 Selecção do logótipo QUE IRÁ REPRESENTAR O projeto

            

Meus Caros e estimados alunos! 
já está disponível o processo de votação em  VOTA NO LOGÓTIPO QUE MAIS TE AGRADA! 

NOTA: Podes divulgar e copiar o link nas tuas redes sociais! Espero que algum dos alunos do 7ºB e 5ºB seja o feliz contemplado! O que releva é o nosso AEPAC ganhar, seja qual for o aluno ou aluna contemplado!

 "Um por todos e todos por um!

   TOCA A VOTAR! 


EIS O LOGÓTIPO ESCOLHIDO PARA REPRESENTAR O PROJETO EUROPEU - ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: quando chega a primavera?
Mais uma vez o Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral de Belmonte está de Parabéns! Obteve o 1º lugar com mais de 80% dos votos no concurso do melhor logótipo para representar o projeto "Alterações Climáticas: quando chega a primavera? graças ao mérito do aluno João Nuno Vicente, da turma B do 7º ano de escolaridade.

Os nossos parabéns ao autor que obteve o 1º e o 2º lugar com dois logótipos reveladores de uma excelente sensibilidade estética e artística. Um agradecimento muito especial em nome do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral a todos os alunos participantes, pais/encarregados de educação, professores, técnicos e auxiliares de educação e a todos os que de alguma forma contribuíram para esta feliz realidade.









Sem comentários: