Hoje foi motivo de festa na aldeia, pois não há memória de alguém da terra ter chegado aos 100 anos de idade! Estiveram presentes, sensivelmente, 100 pessoas que calorosamente a presentearam com a sua presença. Foi um momento muito especial para todos: é notória a estima e carinho que as gentes da nossa aldeia revelam pela Ti Helena!
Não sabemos ao certo a que se deve tal longevidade! Serão os genes!? É possível! Mas uma coisa todos sabemos: é uma pessoa simples que viveu de forma simples, toda uma vida cheia de trabalho e com muita fé. Sim, muita fé! Reza todos os dias, pela família e por toda a gente da aldeia! Sempre gostou muito de rezar! Ainda hoje recordo com muito carinho e saudade todas as orações e cânticos que me ensinara junto à lareira … Sempre conheci a minha avó de postura curvada. Tinha eu os meus cinco anos de idade quando vi os meus avós pela primeira vez – viera com os meus pais passar umas férias, à então chamada metrópole. Questionara-a muitas vezes do porquê da sua postura curvada … . Pensava eu que esta, talvez, lhe provocasse alguma dor.... Não! Dizia ela já conformada. Era devido ao peso que havia carregado às costas desde muito nova … Felizmente, ainda vive com saúde! Embora tenha bastantes dificuldades de audição e visão. Toma apenas um único comprimido por dia, depois do almoço, para não acelerar o seu problema de visão. Só me resta desejar-lhe, muita saúde, carinho e amor na companhia de todos nós.
Bélita Manso
1 comentário:
Eu adorei esta festa pessoalmente não estive mas li e vi os momentos que passam e vão passar com a senhora Helena e mande comprimentos á sua avó…
adorei…
Enviar um comentário