Translate

Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

A minha foto
Belmonte, Portugal
Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).

15/12/2019

EXPOSIÇÃO NATAL 2019 - TURMA 6ºB


ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PEDRO ÁLVARES CABRAL
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO VISUAL
DOMÍNIOS: TÉCNICA 5/6
         Aprendizagens Essenciais
        APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO
                · Reconhecer a tipologia e a função do objeto de arte, design, arquitetura e artesanato de acordo com os contextos históricos, geográficos e culturais.
            · Descrever com vocabulário adequado (qualidades simbólicas, formais, físicas e expressivas) os objetos artísticos
Interpretação e comunicação
          ·  Compreender os significados, processos e intencionalidades dos objetos artísticos
EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO
           ·  Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos
           · Justificar a intencionalidade dos seus trabalhos, conjugando a organização dos elementos visuais com ideias e temáticas, inventadas ou sugerida.






DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
DOMÍNIOS: TÉCNICA 5/6
Aprendizagens Essenciais
PROCESSOS TECNOLÓGICOS
· Comunicar, através do desenho, formas de representação gráfica das ideias e soluções, utilizando: esquemas, codificações e simbologias, assim como meios digitais com ferramentas de modelação e representação.
RECURSOS DE UTILIZAÇÕES TECNOLÓGICA
· Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental.
· Selecionar materiais de acordo com as suas características físicas e mecânicas.


EXPOSIÇÃO/SORTEIO "A IMPORTÂNCIA DA CASTANHA NA ALIMENTAÇÃO PORTUGUESA"

 4 de dezembro de 2019
TRATA-SE DE UMA AÇÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA O PERFIL DO ALUNO ORGANIZADA NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR 


INTERDISCIPLINARIDADE:
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
CLUBE DE ARTES

ANOS/TURMAS INTERVENIENTES - Alunos da turma B do 6º ano de escolaridade
- Alunos do Clube de Artes CiviCria



TEMA: “A importância da castanha na alimentação portuguesa


” CUMPRIMENTO DA PRESENTE PROPOSTA: DOMÍNIO - 1º PERÍODO TÉCNICA/REPRESENTAÇÃO Educação Visual 6

 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
 IDENTIFICAR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO PATRIMÓNIO LOCAL E GLOBAL UTILIZANDO UM VOCABULÁRIO ESPECÍFICO E ADEQUADO;
 UTILIZAR OS CONCEITOS ESPECÍFICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL (LUZ, COR, ESPAÇO, FORMA, GEOMETRIA, MOVIMENTO, RITMO; PROPORÇÃO, DESPROPORÇÃO, ENTRE OUTROS), COM INTENCIONALIDADE E SENTIDO CRITICO, NA ANÁLISE DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS E DE GRUPO;
 JUSTIFICAR A INTENCIONALIDADE DOS SEUS TRABALHOS, CONJUGANDO A ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS VISUAIS COM A TEMÁTICA, SUGERIDA.



CUMPRIMENTO DA PRESENTE PROPOSTA: DOMÍNIO - 1º PERÍODO TÉCNICA Educação Tecnológica 6

 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

 DISTINGUIR AS FASES DE REALIZAÇÃO DE UM PROJETO: IDENTIFICAÇÃO, PESQUISA, REALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO;
 PRODUZIR OBJETOS ADEQUANDO OS MEIOS MATERIAIS E TÉCNICOS À IDEIA OU INTENÇÃO EXPRESSA;
 ANALISAR SITUAÇÕES CONCRETAS COMO CONSUMIDOR PRUDENTE E DEFENSOR DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL DA SUA LOCALIDADE E REGIÃO, MANIFESTANDO PREOCUPAÇÕES COM A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E RESPEITO PELO AMBIENTE.


CUMPRIMENTO DA PRESENTE PROPOSTA: Clube de Artes - 1º PERÍODO

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
 RECONHECER AS ESPECIFICIDADES E AS INTENCIONALIDADES DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;
 EXPERIMENTAR PROCESSOS PRÓPRIOS DAS DIFERENTES FORMAS DE ARTE.

Um projeto de natureza interdisciplinar articulado entre as disciplinas de EV / ET / CA, orientado pela professora Isabel Manso

03/11/2019

ATIVIDADES HALLOWEEN NO AEPAC


                ATIVIDADES SUBJACENTES À TEMÁTICA DO HALLOWEEN


TRATA-SE DE UMA AÇÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA O PERFIL DO ALUNO ORGANIZADA NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR

INTERDISCIPLINARIDADE:

EDUCAÇÃO VISUAL/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA/INGLÊS/CLUBE DE ARTES

ANOS/TURMAS INTERVENIENTES

6ºB
Clube de Artes

DOMÍNIO

TÉCNICA Educação Visual 6
1º PERÍODO   

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

·      COMPREENDER CARATERÍSTICAS E QUALIDADES DA COR
·       RECONHECER A SIMBOLOGIA E O SIGNIFICADO DA COR
·      CONHECER E DOMINAR A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PRÁTICO





DOMÍNIOS  

TÉCNICA Educação Tecnológica 6
1º PERÍODO   

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

·      CRIAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO OU RECICLAGEM DE MATERIAIS, TENDO EM ATENÇÃO A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
·      UTILIZAR AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE TRANSFORMAÇÃO DOS MATERIAIS USADOS (UNIÃO, SEPARAÇÃO-CORTE, ASSEMBLAGEM, CONFORMAÇÃO), IDENTIFICANDO OS UTENSÍLIOS E AS FERRAMENTAS NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS.

Clube de Artes - 1º PERÍODO   

·    APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

·      RECONHECER AS ESPECIFICIDADES E AS INTENCIONALIDADES DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;
·      EXPERIMENTAR PROCESSOS PRÓPRIOS DAS DIFERENTES FORMAS DE ARTE;
·      VALORIZAR O PAPEL DAS VÁRIAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA E DO PATRIMÓNIO MATERIAL E IMATERIAL NA VIDA E NA CULTURA DAS COMUNIDADES.


29/10/2019

CLUBE DE ARTES - CIVICRIA


 CLUBE DE ARTES - ANO LETIVO 2019-20
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS C/ MSAI DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO ÁLVARES CABRAL 
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PEDRO ÁLVARES CABRAL