Professora de Ed. Visual e Ed. Tecnológica
- Professora Isabel Maria Peres Manso
- Belmonte, Portugal
- Licenciatura em ensino da Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Mestrado (antes de Bolonha) em Educação - especialidade de Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior. Presentemente, pertence ao Quadro do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a exercer funções docentes na Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral na localidade de Belmonte. Possui, ainda, o estatuto de formadora atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que lhe permite dar formação nas seguintes áreas/domínios: A - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ESPECIALIDADE: A17 - Desenvolvimento Pessoal e Social A53 - Técnicas de Cerâmica e Vidro C - ÁREA DE PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA E DIDÁCTICA: C05 - Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica).
17/12/2019
15/12/2019
EXPOSIÇÃO NATAL 2019 - TURMA 6ºB
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PEDRO ÁLVARES CABRAL
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO VISUAL
DOMÍNIOS: TÉCNICA 5/6
Aprendizagens Essenciais
APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO
· Reconhecer a tipologia e a função do objeto de arte, design, arquitetura e artesanato de acordo com os contextos históricos, geográficos e culturais.
· Descrever com vocabulário adequado (qualidades simbólicas, formais, físicas e expressivas) os objetos artísticos
Interpretação e comunicação
· Compreender os significados, processos e intencionalidades dos objetos artísticos
EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO
· Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos
· Justificar a intencionalidade dos seus trabalhos, conjugando a organização dos elementos visuais com ideias e temáticas, inventadas ou sugerida.
DOMÍNIOS: TÉCNICA 5/6
Aprendizagens Essenciais
PROCESSOS TECNOLÓGICOS
· Comunicar, através do desenho, formas de representação gráfica das ideias e soluções, utilizando: esquemas, codificações e simbologias, assim como meios digitais com ferramentas de modelação e representação.
RECURSOS DE UTILIZAÇÕES TECNOLÓGICA
· Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental.
· Selecionar materiais de acordo com as suas características físicas e mecânicas.
EXPOSIÇÃO/SORTEIO "A IMPORTÂNCIA DA CASTANHA NA ALIMENTAÇÃO PORTUGUESA"
TRATA-SE DE UMA AÇÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA O PERFIL DO ALUNO ORGANIZADA NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
INTERDISCIPLINARIDADE:
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
CLUBE DE ARTES
ANOS/TURMAS INTERVENIENTES - Alunos da turma B do 6º ano de escolaridade
- Alunos do Clube de Artes CiviCria
TEMA: “A importância da castanha na alimentação portuguesa
” CUMPRIMENTO DA PRESENTE PROPOSTA: DOMÍNIO - 1º PERÍODO TÉCNICA/REPRESENTAÇÃO Educação Visual 6
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
IDENTIFICAR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO PATRIMÓNIO LOCAL E GLOBAL UTILIZANDO UM VOCABULÁRIO ESPECÍFICO E ADEQUADO;
UTILIZAR OS CONCEITOS ESPECÍFICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL (LUZ, COR, ESPAÇO, FORMA, GEOMETRIA, MOVIMENTO, RITMO; PROPORÇÃO, DESPROPORÇÃO, ENTRE OUTROS), COM INTENCIONALIDADE E SENTIDO CRITICO, NA ANÁLISE DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS E DE GRUPO;
JUSTIFICAR A INTENCIONALIDADE DOS SEUS TRABALHOS, CONJUGANDO A ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS VISUAIS COM A TEMÁTICA, SUGERIDA.
CUMPRIMENTO DA PRESENTE PROPOSTA: DOMÍNIO - 1º PERÍODO TÉCNICA Educação Tecnológica 6
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
DISTINGUIR AS FASES DE REALIZAÇÃO DE UM PROJETO: IDENTIFICAÇÃO, PESQUISA, REALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO;
PRODUZIR OBJETOS ADEQUANDO OS MEIOS MATERIAIS E TÉCNICOS À IDEIA OU INTENÇÃO EXPRESSA;
ANALISAR SITUAÇÕES CONCRETAS COMO CONSUMIDOR PRUDENTE E DEFENSOR DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL DA SUA LOCALIDADE E REGIÃO, MANIFESTANDO PREOCUPAÇÕES COM A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E RESPEITO PELO AMBIENTE.
CUMPRIMENTO DA PRESENTE PROPOSTA: Clube de Artes - 1º PERÍODO
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
RECONHECER AS ESPECIFICIDADES E AS INTENCIONALIDADES DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;
EXPERIMENTAR PROCESSOS PRÓPRIOS DAS DIFERENTES FORMAS DE ARTE.
Um projeto de natureza interdisciplinar articulado entre as disciplinas de EV / ET / CA, orientado pela professora Isabel Manso
13/11/2019
03/11/2019
ATIVIDADES HALLOWEEN NO AEPAC
ATIVIDADES SUBJACENTES À TEMÁTICA DO HALLOWEEN
TRATA-SE DE UMA AÇÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA O PERFIL DO ALUNO
ORGANIZADA NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
INTERDISCIPLINARIDADE:
EDUCAÇÃO VISUAL/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA/INGLÊS/CLUBE DE ARTES
ANOS/TURMAS INTERVENIENTES
6ºB
Clube de Artes
DOMÍNIO
TÉCNICA Educação Visual 6
|
1º PERÍODO
|
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
·
COMPREENDER CARATERÍSTICAS E QUALIDADES DA COR
·
RECONHECER A SIMBOLOGIA E O SIGNIFICADO DA COR
·
CONHECER E DOMINAR A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
PRÁTICO
DOMÍNIOS
TÉCNICA Educação Tecnológica 6
|
1º PERÍODO
|
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
·
CRIAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS ATRAVÉS DA
REUTILIZAÇÃO OU RECICLAGEM DE MATERIAIS, TENDO EM ATENÇÃO A SUSTENTABILIDADE
AMBIENTAL
·
UTILIZAR AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE TRANSFORMAÇÃO
DOS MATERIAIS USADOS (UNIÃO, SEPARAÇÃO-CORTE, ASSEMBLAGEM, CONFORMAÇÃO),
IDENTIFICANDO OS UTENSÍLIOS E AS FERRAMENTAS NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS.
Clube de Artes - 1º PERÍODO
· APRENDIZAGENS
ESSENCIAIS
·
RECONHECER AS ESPECIFICIDADES E AS
INTENCIONALIDADES DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;
·
EXPERIMENTAR PROCESSOS PRÓPRIOS DAS DIFERENTES
FORMAS DE ARTE;
·
VALORIZAR O PAPEL DAS VÁRIAS FORMAS DE EXPRESSÃO
ARTÍSTICA E DO PATRIMÓNIO MATERIAL E IMATERIAL NA VIDA E NA CULTURA DAS
COMUNIDADES.
29/10/2019
CLUBE DE ARTES - CIVICRIA
CLUBE DE ARTES - ANO LETIVO 2019-20
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS C/ MSAI DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO ÁLVARES CABRAL
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PEDRO ÁLVARES CABRAL
Subscrever:
Mensagens (Atom)